quinta-feira, 19 de abril de 2012

Olivenza


11 comentários:

  1. Um simetrismo lindo que me atrai...

    ResponderEliminar
  2. Então está em Olivenza...
    Boas férias ou bom passeio.

    ResponderEliminar
  3. Não seria melhor, por ser conforme à Lei portuguesa, escrever Olivença... com Ç?

    ResponderEliminar
  4. VISITE PORTUGAL... AO SUL DE BADAJOZ

    Quantas vezes não se vai a Espanha, principalmente a Badajoz, vindo-se de Lisboa, Évora, Estremoz, Portalegre, e passando por Elvas, para fazer compras, ou passear, ou em busca de divertimento, perdendo-se por algumas horas, ou até por alguns dias, o contacto com Portugal ?
    Se em Badajoz, por fim, decidimos em voltar a Portugal, a primeira idéia que nos ocorre, se viemos de Elvas, é fazer dez quilómetros e regressar a esta cidade.
    Talvez haja alternativas. Se regressar a Elvas, não o faça de imediato. Vá 20 Quilómetros para o Sul.
    É claro que poderá ter seguido outro caminho. Poderá ter vindo do Sul, pela fronteira de São Leonardo, 70 Km. a Sul de Badajoz. Ou poderá ter vindo directamente de Elvas, pela nova Ponte da Ajuda, sem ir a Badajoz. Mas, porque a ida a esta mesma Badajoz é, de longe, a mais comum, prossigamos o nosso roteiro como se estivéssemos a vir da Grande Urbe Extremenha, de Norte para Sul.
    Neste caso, atenção ! A partir do quilómetro 17 do Estrada que liga Badajoz a Alconchel, começa uma região que merece uma visita. A partir da Ribeira de Olivença, está a entrar no Território Histórico de Olivença. São cerca de 453,61 Km.2, até às Ribeiras de Táliga (ou de Alconchel) e de Alcarrache. Segundo a perspectiva diplomática oficial portuguesa, é um território legalmente português, administrado de facto pela Espanha. Uma região que foi, na época franquista principalmente, sujeita a uma descaracterização que se pode classificar de dramática. Durante mais ou menos quarenta anos.
    Sendo Democracias actualmente, Portugal e Espanha, aproveitando até o facto de ambos estarem na União Europeia, podem agora encarar este litígio de forma aberta, sem complexos, com um mínimo de traumas, sem pôr em causa princípios e interesses legítimos nem planos de cooperação noutros domínios. As boas relações facilitam a discussão de todos os assuntos, principalmente os melindrosos. Os preconceitos passam a ter muito menos sentido. Só por isso, a Democracia vale a pena !
    Mas...voltemos à Ribeira de Olivença. Ao lado da Ponte Nova, está uma mais antiga, que deixou de ser usada em 1994. Para já, informa-se que está a um quilómetro do local onde foram assassinados o General Humberto Delgado e a sua secretária, em 1965. Mesmo a Norte da Ribeira de Olivença, a Leste, nas proximidades da herdade de "Los Almerines". Se veio do Sul, ou de Elvas pela nova Ponte da Ajuda, que muitos querem, pelo episódio histórico referido, que se chame "Ponte General Humberto Delgado", terá de percorrer três ou quatro quilómetros para norte, a partir da Terra das Oliveiras (Parte 1 de 3)

    ResponderEliminar
  5. VISITE PORTUGAL...AO SUL DE BADAJOZ (Parte 2 de 3)
    Mas siga, se vindo do Norte. Está próximo, muito próximo mesmo de Olivença. Acabará por avistar a cidade, donde se destaca uma Torre de Menagem. Avance, vire à direita, e terá chegado a um mundo que o surpreenderá... se tiver olhos para ver. Continue a ler, e dar-nos-á razão... esperamos.
    Verá muitas casas alentejanas, principalmente em ruas pequenas, e até em algumas grandes. Principalmente algumas artérias simples poderão surpreender, mesmo porque é nelas que eventualmente poderá ouvir falar português "alentejano", por vezes com surpreendente pureza. Pode mesmo tomar a iniciativa.
    Sem dúvida que os nomes das ruas parecem, e são, espanhóis. E, daí, talvez não. Os nomes antigos, que os precederam, são bem portugueses, e muita gente os conhece, principalmente os mais idosos. Rua dos Oleiros. Rua das Atafonas. Rua do Poço. Rua da Caridade. Rua da Pedra. Rua dos Saboeiros. Há tantas, tantas !
    Mas... vamos á parte turística "consagrada. Comece pela Torre de Menagem, construída por volta de 1488, por ordem de D. João II de Portugal. Encontrará, num mesmo complexo, um Museu Etnográfico...que já foi Municipal... e que é algo de admirável. Está ali todo um passado, quase sem barreiras. Há Pré-História. Há mundo rural. Há mundo urbano. Há coisas que nunca pensou ver num museu... mas que devem mesmo lá estar. Aprenderá algo, seguramente.
    Está na parte mais antiga de Olivença, a chamada zona dionisina. Nome derivado de D. Dinis de Portugal, que em 1297 assegurou a posse lusitana da cidade (Tratado de Alcañices), após meio século de confusões fronteiriças. Verá por ali as Portas dos Anjos, ou do Espírito Santo. Também as de Alconchel. E, já disfarçadas no Palácio dos Duques de Cadaval, actual Câmara Municipal, as Portas da Graça. E, como se não bastasse, estão a ser reconstruídas umas outras, que, entre outros nomes, se chamaram de São Sebastião...
    Porque estamos na parte dionisina, visite a Igreja de Santa Maria do Castelo, que seria a mais antiga (século XIII)...se não tivesse sido toda reconstruída no final do século XVI e recebido acrescentamentos posteriores. Por isso, nela encontrará talha barroca. E também uma belíssima árvore genealógica da Virgem Maria. Entre outras coisas.
    Saiamos da zona dionisina pelas Portas do Espírito Santo, e examinemos a Porta Manuelina da Câmara Municipal. É um exemplar valioso.
    Já que falamos em Manuelino... vamos à Igreja de Santa Maria Madalena, a 20 metros de distância. Eis uma espantosa Catedral Gótica- Manuelina. As colunas toscanas imitam cordas na perfeição. E podemos ver azulejos. E Talha Barroca.
    Não há que espantar. O templo foi sede do Bispado Português de Ceuta. O seu primeiro bispo, Frei Henrique de Coimbra, está lá sepultado. Trata-se ( as voltas que a História dá !) do homem que rezou a Primeira Missa no Brasil, em 1500.
    Voltemos a passar em frente da Câmara Municipal, e viremos à esquerda, percorrendo parte da Rua da Caridade. Eis-nos diante da Misericórdia de Olivença. Vejamos os mármores em torno da belíssima porta. Os Escudos Nacionais, um deles picado. Entremos, e visitemos a Igreja/Capela. Tantos azulejos portugueses ! Dir-se-ia uma versão menor da Igreja da Madalena. E há talha em madeira para todos os gostos...
    Sigamos depois pela Rua Espírito Santo, ou pela sua paralela, a Rua Fernando Afonso Durão ("Fernando Alfonso"), ou das Parreiras. Desembocaremos na Plaza de España, antigo Terreiro ou Passeio Velho. E... para quem pensa que a presença histórica portuguesa se esgotou lá pelo sèculo XVII, veja o Palácio dos Marçais, pombalino, do Século XVIII. Aí chegados, se houver tempo, não é má idéia visitar-se o Convento de São Francisco (Séculos XVI/XVII), porque fica a menos de 100 metros.(CONTINUA)

    ResponderEliminar
  6. VISITE PORTUGAL...AO SUL DE BADAJOZ (Parte 3 de 4, e não de 3... como planeei!!!)
    Mas...existem muitas alternativas ainda ! Podemos visitar alguns troços, de incontestável beleza, das muralhas dos séculos XVII-XVIII ( estilo "Vauban"; iniciadas a propósito da Guerra da Restauração ), e, andando um bocado mais, ver as Portas do Calvário, que delas fazem parte, em mármore, iguaizinhas às que se encontram, por exemplo, em Elvas e Estremoz.
    À direita das Portas do Calvário, encontraremos o Convento de São João de Deus ( Século XVI ).
    Se, depois, seguirmos pelas ruas de Santa Luzia e de Santa Quitéria, encontraremos uma pequena Igreja, de Nossa Senhora da Conceição (ou de Santa Quitéria), e, sempre andando, uma dependência das já destruídas Portas de Santa Quitéria, ou Porta Nova, companheiras das Portas do Calvário (ainda que sem mármores). Mais acima, o antigo Quartel de Cavalaria dos Dragões de Olovença (século XVIII) dá-nos as boas vindas. Em frente deste, nas antigas cavalariças, um Centro de Lazer para Idosos ("Hogar del Pensionista") poderá ensinar-lhe miuta coisa !
    A menos de 50 metros, está o novíssimo Centro Cultural de Olivença/Casa da Cultura/Universidade Popular. A cultura tem lugar de destaque na Moderna Olivença.
    Em todas estas "voltas", poderão observar-se os muitos "Passos" da Paixão de Cristo de que Olivença dispõe. Estão um pouco por todo o lado, alguns com azulejos novos, executados por artistas/profissionais das Caldas da Rainha.
    Há muita coisa para ver. É difícil dizer tudo !
    Se, de facto, se pensa que a Cultura não são só monumentos, e nem só cidades, então, para além das Ruas Antigas já sugeridas, podemos visitar as aldeias dos arredores. Como, por exemplo, São Jorge de Alôr, cinco quilómetros para Leste. Veremos casas alentejaníssimas, e chaminés meridionais portuguesas de estonteante altura. Podemos, em alternativa, visitar São Bento da Contenda (7 Km. a Sudoeste), com o mesmo tipo de arquitectura, uma das povoações onde a Língua Portuguesa se mantém como língua comum.
    Podemos ainda visitar Vila Real, 10 Km. a Oeste, frente a Juromenha, de cujo extinto Concelho foi parte até 1801. As características linguísticas e arquitectónicas continuam a surpreender...ou, nesta altura, talvez já não ! Ainda que, em Vila Real, em 2004 e 2005, muita coisa tenha mudado, com umas obras em várias das suas velhas casas. Pelos vistos, não se está a preservar como devia a velha traça popular na região...
    Mas... vamos a São Domingos de Gusmão, 4 Km. a sudeste, aldeia quase abandonada por causa da emigração. Prosseguindo pela estrada que a esta conduz, a 20 Km. de Olivença, encontra-se Táliga, ou Talega, uma antiga aldeia que é hoje um Concelho independente da Terra das Oliveiras. Embora não tanto como noutras povoações, o Português alentejano ainda por lá subsiste... e é muito bem entendido... ainda que o possa não parecer à primeira vista !
    Poderemos ainda visitar as aldeias novas de São Francisco e São Rafael de Olivença, 7Km. a Norte de Olivença, a primeira, e 9 a nordeste, a segunda. Só existem desde 1954. Claro, por isso as suas características arquitectónicas são diferentes, mas há por lá umas chaminés não previstas nos planos iniciais, e a população também vai falando e compreendendo a lusa fala... em versão planície.
    Já que andamos por estradas várias, visitemos a velha Ponte da Ajuda (10 Km. a noroeste da urbe transodiana), destruída desde 1709. Não foi reparada depois, e a ocupação espanhola de Olivença em 1801 veio dificultar ainda mais as coisas. É um impressionante Monumento Manuelino (mais um ! ), que tem cerca de 450 metros, 19 arcos, e um largo tabuleiro de quase seis metros... o suficiente para se cruzarem duas carroças. Não se sabe quando, ou mesmo se será reconstruída. O que se fez nesse sentido esteve e está envolvido em acesa polémica.(CONTINUA)

    ResponderEliminar
  7. VISITE PORTUGAL...AO SUL DE BADAJOZ (Parte 4 de 4...e agora sim, CONCLUSÃO)
    Mas... desde 11 de Novembro de 2000, a cem metros ao sul da ruína, temos uma nova Ponte. A tal que há quem queira que se chame "General Humberto Delgado". Construída depois de quase uma década de desntendimentos diplomáticos. Ela lá está, ligando directamente a Elvas ( e a mais lado nenhum ! ), sendo considerada como infra-estrutura local ou municipal, e não internacional. Aliás, o Estado Português pagou-a integralmente. Uma história que teve e tem tantos episódios e condicionantes estranhos, que deveria merecer um livro...
    Claro que, para quem sai de Elvas e se dirige somente a Olivença, a Ponte constituirá o primeiro local a visitar quando entrar na Região...
    Voltemono-nos para outras coisas... ou outros pontos de interesse. Por exemplo, na estrada para São Jorge de Alôr há a Quinta de São João, ou da Marçala, ou dos Marçais... que esconde um Convento de Frades Franciscanos do Algarve, fundado talvez em 1500.
    Encontramos muitos "montes" rurais alentejanos. Em número superior a uma centena. Encontramos...
    Vamos a deter-nos com as indicações. Quem quiser, vá a Olivença. Descubra mais coisas. Escreva sobre isso, ou relate aos amigos. Parece-nos que já demos pistas suficientes !
    Não caia no erro de querer visitar coisas entre as catorze e as dezassete horas locais, pois, durante três horas, tudo fecha. É a inevitável "Siesta"... a Sesta, que já se usou no Alentejo. Agora, dizem que vai acabar. Esperemos, para ver.
    Ah, e procure visitar as Igrejas de manhã, pois de tarde só por acaso estarão abertas.
    Por aqui ficamos. Visitou o que procurava. Ou, se veio de Badajoz, talvez tenha feito menos compras do que esperava, ou pelo menos, não onde as pensava fazer. Seja como for, foi decerto interessante descobrir Portugal... a pouco mais de 20 Quilómetros ao Sul de Badajoz !
    Estremoz, texto revisto em 25 de Fevereiro de 2006

    Carlos Eduardo da Cruz Luna/939425126/carlosluna@iol.pt/caedlu@gmail.com /RUA GENERAL HUMBERTO DELGADO, 22, R/C 7100-123-ESTREMOZ

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado por este texto que enriquece muito a minha fotografia. Tenho outras que, já agora, publicarei num futuro próximo.

      Concordo consigo quando defende que este problema do território se deveria negociar.

      Quanto a escrever Olivença em vez de Olivenza duas coisas temos a considerar:
      1 - De facto, quer se queira quer não, Olivenza é espanhola.
      2 - Toda a gente escreve Madrid e não Madri ou Madride.

      Cumprimentos

      Eliminar
  8. SEGUNDO A LEI PORTUGUESA , OLIVENÇA NÃO É ESPAMHOLA. Não aceitei a situação "DE FACTO" em Timor. A Espanha não a aceita em Gibraltar...
    Eis a Lei Portuguesa:
    ASPECTOS
    JURÍDICOS/LEGAIS/CONSTITUCIONAIS, EM TORNO DA QUESTÃO DE OLIVENÇA
    1) POR CAUSA DE OLIVENÇA, PORTUGAL TEM DIREITO ÀS DUAS MARGENS DO GUADIANA NAS REGIÕES DE
    OLIVENÇA, CHELES, ALCONCHEL; QUANTAS PESSOAS O SABEM ???
    ^ Instrumento de ratificación del Convenio y Protocolo adicional entre España y Portugal
    para regular el uso y aprovechamiento hidráulico de los tramos internacionales de los
    ríos Limia, Miño, Tajo, Guadiana y Chanza y sus afluentes, firmado en Madrid el 29 de
    mayo de 1968.. Article III states:
    El aprovechamiento hidráulico de las siguientes zonas de los tramos internacionales de
    los restantes ríos mencionados en el artículo primero será distribuido entre España y
    Portugal de la forma siguiente:
    [...]
    E) Se reserva a Portugal la utilización de todo el tramo del río Guadiana entre los
    puntos de confluencia de éste con los ríos Caya y Cuncos, incluyendo los correspondientes
    desniveles de los afluentes en el tramo.

    TEXTOS JURÍDICOS
    Livro de 2007: CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA - ANOTADA
    J. J. Gomes Canotilho / Vital Moreira
    Volume I
    4.ª Edição revista
    Coimbra Editores
    Pág. 255
    Artigo 5.º
    (Território)
    1. Portugal abrange o território historicamente definido no continente europeu e os
    arquipélagos dos Açores e da Madeira.
    2. A lei define a extensão e o limite das águas territoriais, a zona económica
    exclusiva e os direitos de Portugal aos fundos marinhos contíguos.
    3. O Estado não aliena qualquer parte do território português ou dos direitos de
    soberania que sobre ele exerce, sem prejuízo da rectificação de fronteiras.
    pág. 227
    B. ANOTAÇÕES
    (...)
    O carácter descontínuo e misto do território (parte continental e parte insular)
    obrigou a uuma enunciação descritiva assaz original. O "território historicamente
    definido no continente europeu" é obviamente o território ibérico confinante com a
    Espanha (note-se que a fórmula "historicamente definido" permite deixar em aberto a
    questão de Olivença). Do território insular faz parte também o pequeno arquipélago
    desabitado das Selvagens, o qual, embora podendo ser considerado uma entidade insular
    própria, distinta do arquipélago da Madeira, sempre esteve ligado histórica e
    politicamente a esta, pelo que nele é correntemente inserido.

    DICIONÁRIO JURÍDICO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (PUBLICAÇÃO OFICIAL)(EDIÇÃO EM VIGOR)(É
    EDITADO DE DEZ EM DEZ ANOS; o Texto é da edição de 1999)
    (...) Existem, por conseguinte, três troços da fronteira terrestre luso-espanhola a
    considerar: o primeiro, que vai do Rio Minho à confluência do Caia com o Guadiana,
    definido pelo Tratado de 1864; o segundo, que vai do Rio Cuncos até à Foz do Guadiana,
    definido pelo convénio de 1926; e o TERCEIRO, CONSTITUÍDO PELA PARTE DA FRONTEIRA QUE VAI
    DA CONFLUÊNCIA DO CAIA COM O GUADIANA ATÉ AO RIO CUNCOS, que se ACHA POR DEFINIR POR
    ACORDO COM ESPANHA em virtude DA QUESTÃO DE OLIVENÇA.
    (...) A razão desta delimitação proveio do facto do troço de fronteira ao sul do Caia até
    ao Rio Cuncos, correspondendo à região de Olivença, nunca ter sido reconhecida por
    Portugal que, desde 1815, contestou a posse de Olivença pela Espanha. (...)

    Ministério dos Negócios Estrangeiros/Gabinete do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros
    00 79 05 // Lisboa, 12 de Novembro de 2007

    (...)O Estado não aliena qualquer parte do
    Território português ou dos direitos de soberania que sobre eles exerce, sem prejuízo de
    rectificação de fronteiras".
    A POLÍTICA QUE O MINISTÉRIODOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS TEM SEGUIDO,
    E AS ORIENTAÇÕES QUE TEM DADO A OUTRO DEPARTAMENTOS DE ESTADO QUANDO
    SOLICITADO, TEM SIDO DE QUE NENHUM ACTO, ACORDO, OU SOLUÇÃO EM TORNO
    DESTA QUESTÃO DEVE IMPLICAR O RECONHECIMENTO POR PORTUGAL DA
    SOBERANIA ESPANHOLA SOBRE OLIVENÇA.
    Com os melhores cumprimentos,
    O Chefe do Gabinete,
    Francisco Ribeiro de Menezes
    C/GPM

    ResponderEliminar
  9. A FOTOGRAFIA A PRETO E BRANCO É SEMPRE BONITA...
    ELA TRANSPARECE A REALIDADE E FAZ-NOS RECUAR NO TEMPO.
    PARABÉNS POR ESTAS BONITAS FOTOS.
    www.umraiodeluzefezseluz.blogspot.com

    ResponderEliminar