terça-feira, 24 de julho de 2012

Ponte Ferroviária de Portimão

A 1 de Julho de 1889 é inaugurada a Estação Ferroviária de Faro, que ligava esta cidade a Beja através da Linha do Sul. Em 15 de Fevereiro de 1903, inaugurou-se a Estação Ferroviária de Vila Nova de Portimão, concluindo o Ramal de Portimão.
Alguns anos depois, retomam-se as obras neste ramal, com o objectivo de construir uma nova interface ferroviária para Portimão, e estender a via férrea até Lagos; esta ponte foi, então, construída em 1915, e aberta ao serviço, junto com o troço entre o Apeadeiro de Ferragudo-Parchal e Lagos, em 30 de Julho de 1922, passando o troço entre Tunes e Lagos a denominar-se Ramal de Lagos, e a antiga estação de Portimão passou a denominar-se de Ferragudo-Parchal.
Apresenta um comprimento total de 300 m, sendo composta por seis tramos de ferro com vigas em arco assente em pilares de cantaria.

(Fonte: Wikipédia)

3 comentários:

  1. Num mesmo cenário, imagens que me encantam sobremaneira: a história, as formas geométricas, a sua arte em dar beleza ao aparentemente banal e a lua cheia testemunhando e completando a beleza do conjunto da obra, em grande estilo.

    ResponderEliminar
  2. Linda paisagem Jorge
    E a lua soberana roubou a cena!
    um abraço

    ResponderEliminar
  3. Quantas vezes eu passei esta ponte e que belas recordações tenho desse tempo!
    Há anos que não vou ao Algarve...!
    Abraço
    Maria

    ResponderEliminar